O IAAG pretende suprir uma lacuna que existe na formação do corpo gerencial do segmento supermercadista. Enfim, tem a finalidade de formar e qualificar o quadro de gestores, e desenvolver competências, para que num processo dinâmico, todas as empresas se beneficiem. A estratégia do projeto é atuar no sucesso das empresas, investindo no que elas tem de melhor, as pessoas.



MISSÃO: Capacitar as lideranças do varejo de alimentos, a fim de formar profissionais mais eficientes e produtivos, auxiliando as empresas nos planos de crescimento e profissionalização.



quinta-feira, 21 de abril de 2011

ÍNDICES DE PERDAS NO VAREJO 2010

A 10ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro Supermercadista em 2010, elaborada pela ABRAS em parceria com a Nielsen e o GPP/Provar-FIA, mostrou que as perdas alcançaram 2,33% do faturamento. O resultado mostrou uma pequena redução de 0,003 ponto percentual em relação ao índice apurado no ano anterior.
A cesta de perecível  representou 31% das perdas totais.
A principal causa de perdas para os supermercados continua sendo a quebra operacional. De acordo com a pesquisa da ABRAS, este item foi responsável por 51,50% das perdas nos supermercados, um aumento.
Já os furtos (tanto externos quanto externos) apresentaram recuo em relação ao ano anterior. Em termos de equipamentos, 87,20% das empresas têm circuito fechado de TV: 85,70% contam com radiocomunicadores; 81,40% têm alarme de acesso; 73,50% usam coletor de dados para inventário; e 72,20% possuem cofre  boca de lobo.

Os quatro itens mais furtados foram:

Bebidas destiladas e fermentadas 12%
Chocolates 11%
Aparelhos e lâminas de barbear 10%
Carnes 7%

INDICES QUE MOSTRAM O AVANÇO DO AUTO SERVIÇO 2010

Segundo a ABRAS, as vendas no varejo como um todo também foram bem e o setor encerrou 2010 com a melhor taxa de crescimento da década.

1- Índice de variação de receita nominal de vendas no comércio varejista:

MÉDIA BRASIL: 13.7
Rio de janeiro – 12,3
São Paulo – 14.2

2- Tíquet Médio:

Na análise da Kantar World Panel, a alta no  gasto médio do consumidor a cada ida ao PDV pode ser atribuída ao avanço do IPCA. Por regiões, o maior tíquete do país foi registrado na região Norte/Nordeste, onde atingiu R$ 36,1. O segundo maior foi encontrado na região que corresponde os estados de Minas Gerais, Espírito santo e o interior do estado do Rio de janeiro, onde atingiu o valor  de R$32,6.

3- Síntese dos resultados:

INDICES
Faturamento
Nominal em R$Bi
Numero de Lojas
Numero de Check-outs
Número de Funcionários
Área de vendas  por milhões m2
SUPERMERCADOS
162,5
35.766
148.968
762.666
44,3
Ranking 500 Empresas
122,0
5.683
56.508
487.748
7,7
300 maiores Empresas
121,2
5.456
55.570
482.916
7,6
20 Maiores
96,5
2.751
38.540
345.503
5,8
280 outras
24,7
2.705
17.030
137.413
1,7

Fonte: Ranking Abras

BOAS VENDAS !!!!! E FELIZ PÁSCOA A TODOS!!!


EDUCAÇÃO CONTINUADA E O BOLO!!!

VAMOS FAZER UM LIVRO DE RECEITAS !!!!!!  O QUE VOCÊS ACHAM ?